Monday, December 11, 2006

Diário de Bordo #3

- Custa-me tanto. A minha vida deixou de fazer sentido depois da morte dele...
- Temos de acreditar... ser fortes!
-
Mas para onde vão as almas? Já falei com tantos Padres, ninguém me sabe dizer... ninguém tem certezas.
- A Fé dá-nos também estas certezas.

Feita de encontros inesperados, a vida provoca-nos a um tal ponto que, quando cheios de certezas, nos deparamos com pessoas que precisam de respostas que não temos. Tornamo-nos aquilo que somos e do qual fugimos, por medo, estupidez... Somos pequenos! Mas viver é já tanto. Queremos ser enormes. Andamos à procura de motivos. Simulamos tudo e mais alguma coisa. Damo-nos e retraímo-nos com a mesma facilidade, porque nos faltam “unhas”. São os passos maiores do que as pernas, uma constante ambição, legítima, mas tão pouco verdadeira. Propomo-nos constantemente a tanto e fazemos tão pouco. Enganamo-nos ao pensar que nos falta tempo, espaço. Enganamo-nos porque este peso é tão grande, que estas propostas diárias nos distraem. Ser um bom amigo, ocupa-me umas horas. Ajudar um velhinho a atravessar a estrada, uns minutos. Rezar uma Ave-Maria pelo bem do mundo, uns segundos...
E a vida? E viver? Sem saber nada, sem saber porquê. Viver porque sim, e acordar todos os dias para... viver. Não será isto enorme? Gostamos de agradecer este dom, esta graça, mas a vida é tão mais que dons e graças! É na vida que os dons e graças entram em acção. É pela vida que nos são concedidos dons e graças.
Nos dias maus, que se reconhecem pelas ausências: de sorrisos, de vontade, de Deus (como se isto fosse possível), gosto de me pensar herói! Herói desta grande causa que é a vida, princípio de Vida! Então sorrio e é sincero... só pode ser, como diria alguém que conheço, de Jesus! Procuramos ser Grandes em todo o lado, fora de nós. Dependemos dos outros para tudo, até para vivermos uma grande vida. Mas apregoamos a torto e a direito que “só Deus basta”... enganamos e enganamo-nos.
Deus que é para a nossa vida Tudo, assim saibamos aceitar a Verdade.

- Sim... as almas vão para o Céu... eu sei!

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"Mas apregoamos a torto e a direito que “só Deus basta”... enganamos e enganamo-nos.
Deus que é para a nossa vida Tudo, assim saibamos aceitar a Verdade."
Deus é mesmo tudo!Falo por mim!Sou alguém que sei fazer algumas coisitas bem mas sempre que as faço ofereço-Lhas pedindo para que para a próxima as faça ainda melhor!E é mesmo isso que sinto que sucede!Por isso para mim mais que bastar é tudo!E espero que assim continue a acontecer!
Beijinhos grandes

11:23 am WET  
Blogger CristalizArte said...

"Dependemos dos outros para tudo, até para vivermos uma grande vida. Mas apregoamos a torto e a direito que “só Deus basta”... enganamos e enganamo-nos."

Se encontrarmos Deus nos outros e se for por isso que deles precisamos... então acho que não nos enganamos. Aqui, por exemplo, e em ti, "farto-me" de O encontrar. Abração

AVC

12:53 pm WET  
Blogger Mike said...

Sim António (e ainda bem!!!)... o que é diferente de depender (no sentido de não acreditares ser possível de outra forma)!

Grande Abraço

AVISO À TRIPULAÇÂO: Atenção que isto não é um apelo ao eremitismo!!!! LOL

12:57 pm WET  
Blogger J said...

Miguel,

foi sem dúvida o melhor post que já escreveste na minha sincera opinião.

Tocou-me profundamente do inicio ao fim, cada frase cada palavra, cada virgula todo o texto me fez pensar e rezar, sim rezar muito para que Só Ele me baste, para deixar de me enganar a mim mesma tantas vezes e acordar para a vida, porque na verdade Só Deus me basta e só o seu Amor preenche a minha vida.

Obrigado por me lembrares.

Um grande beijinho

10:24 pm WET  
Blogger Mike said...

Thanks J

Sabe sempre bem ouvir (ler) isso, se bem que, confesso, não sei muito bem lidar com... de qualquer forma, ad majorem Dei Gloriam tudo vale a pena ;)

Muitos beijinhos e confia (e acredita que eu sei que às vezes é impossível... vês como eu também gosto de me enganar...)

10:38 am WET  
Anonymous Anonymous said...

Eu tenho-te como uma leitora assídua hehehehe (e crítica... ufff!!!)

Beijinhos

2:20 pm WET  

Post a Comment

<< Home