Thursday, December 07, 2006

Obcecação XLIII

Segue-Me até ao Horto

Na experiência da falta de vontade
Que encontra abrigo em mim
E falsamente me conforta
Que saiba propor-me à Grandeza
Que vem desse toque
Sopro Teu em mim

Ora para não entrares em tentação

Atento ao que me rodeia
Sou chamado a procurar
A cada vez mais longe olhar
Essa Luz que encandeia, aquece
Mas que me foge
Não permanece

Porque dormes?

Tantas vezes perco
Esta batalha que se desenrola cá dentro
Deixo-me ir por algo pequeno
Não simplesmente menor
Infinitamente mais pequeno
Tenho vergonha
Quero gritar

Pai, se quiseres, afasta de Mim este cálice,

Não se faça, contudo, a minha vontade mas a tua

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"Não simplesmente menor
Infinitamente mais pequeno
Tenho vergonha
Quero gritar"

Sei que é dificil controlar não ter vergonha mas parece-me que é isso mesmo que deves fazer! Não acredito que a vergonha nos leve algum lado!Antes pelo contrário: enibe-nos!
Segue em frente analisando o que fizeste mal e o que fizeste bem, recupera o que fizeste mal transforma-o em algo bem feito e continua a tua caminhada!
Beijinhos grandes

11:12 am WET  
Blogger Mike said...

Cara Inês,

Começo por elucidar-te face ao pequeno (grande) pormenor que representa o facto de, apesar de falar na primeira pessoa, nem sempre o que escrevo falar de mim. O meu grande objectivo é perceber o que se passa à minha volta e, necessáriamente, o outro!

Um bom método, parece-me, é colocar-me no lugar do outro e tentar imaginar (sentir) o que lhe vai na alma... e assim nascem as obcecações! Algumas, confesso, são bem minhas, mas isso agora...

Quanto ao que escreveste... eu acredito que muito bem pode nascer da vergonha. A vergonha é para mim, também, uma graça. Eu erro, apercebo-me do meu erro e sinto vergonha porque me afastei do meu objectivo. Porque desiludi, magoei, etc..., pessoas de quem gostava, ou pessoas no geral.

Grande é também a Graça de me envergonhar pelos pecados dos outros (do mundo), na medida em que ache que eles ofendem/magoam a Deus.

Percebo o que dizes, mas ao que chamas "vergonha" eu chamo pena. É o sentimento de pena que nos inibe e nos impede de progredir (reparar que progredir vem de progresso, o que faz do ser humano um ser naturalmente progressista... o que não é o oposto de conservador. AVC manifesta-te... estou farto de ser considerado progressista e conservador indistintamente, decidam-se homens de Deus. Eu acho que sou ambos... enfim, um aparte).

Peçamos então a Graça da Vergonha e da Confusão pelos nossos muitos pecados e pelos pecados do mundo, e que o Pecado nunca deixe de nos incomodar.

Beijinhos

11:56 am WET  
Anonymous Anonymous said...

Bom... voltamos a discordar!
A "vergonha" que eu falo não é pena!É sim vergonha como esconder-me no meu canto porque errei!Já o teu sentido de vergonha é qualquer coisa como eroico!Vergonha porque me prova que errei mas que posso melhorar! (espero que seja isto se não lá vou eu receber uma resposta :p)
Mas bem, ambos concordamos que há que seguir em frente e que ver o que se errou para fazer melhor!
Sempre concordamos em alguma coisita!
Para terminar eu falei na 2º pessoa do singular mas também era um "tu" dirigido a todos e não só a ti! Mais uma vez não me expressei bem!
Beijinhos grandes

12:07 pm WET  
Blogger Mike said...

Vergonha no sentido não heroico soa-me a... medo?

Sei lá Inês, a vergonha implica sentires-te incomodado. E isso é bom. Acho mesmo que só tem um sentido!

Enfim... teorias!

12:14 pm WET  
Anonymous Anonymous said...

;)

12:18 pm WET  
Blogger Fátima F said...

Uff, és mesmo tu que escreves isto?

1:01 pm WET  
Blogger CristalizArte said...

Grande Mike, amigo progressista e conservador. Se estivéssemos nas ideias políticas, serias optimista e pessismista, em equilíbrio. Mas como falamos de algo mais profundo, torna-se um bocado diferente. É uma vontade que tens de "conservar" a novidade, num constante "progresso" interior. Acertei? Se é isso, admiro-te muito. E acho que devíamos ter todos uma postura idêntica a essa. Gosto mesmo muito da tua ideia de "vergonha". Não tinha pensado ainda assim, e à primeira vista faz sentido. Gostei mesmo. E do post também. Com um GRANDE abraço (e não me leves a mal lá na outra casa que também é tua),

AVC

2:02 pm WET  
Blogger Mike said...

Yes i am, Gota de Chuva! (just don't ask me exacly how...)

More or less Mr. António... ambos acreditamos que o Caminho se faz caminhando e que nos fala de crescimento. Progredir no sentido de ser melhor a cada dia que passa, andar para a frente. Ganhar as pequenas batalhas às quais me proponho! Ir descobrindo, pouco a pouco, esta Verdade que é uma e una!

Conservador no sentido de não "inovar". De progredir tendo presente os exemplos que me rodeiam e são para mim força para continuar. De me tentar manter fiel a princípios base, nos quais acredito acima de tudo.

Enfim, viver é, para mim, como construir uma casa. A base tem de ser sólida, feita de valores e princípios, estes conservadores", porque "conservam" (ou tentam conservar) em si a Verdade de um Homem chamado Jesus! Mas a casa não é só base. Precisa de paredes. Estas constroem-se para cima, e falam de crescimento, de progresso. O telhado, esse é Deus, que me protege!

Sim, eu sei... mais uma ideia bonita! Mas esta é puramente metafórica, porque a verdade é mesmo esta!

Um grande Abraço António, e não te levo nada a mal... mas não percebo. A intenção era mesmo boa (nem imaginas o quanto)... mas como diz o povo (e parece ter razão): de boas intenções está o Inferno cheio.

Muitos e Grandes Abraços

2:49 pm WET  
Blogger Mike said...

É verdade... mais acrescento que esta imagem de Vergonha não é (óbvio) minha. Foi um dos meus muitos trabalhos de casa que muitas dores de cabeça me deu. A graça a pedir era a de sentir vergonha e confusão pelos pecados do mundo... confesso que estou bem longe!

Enfim, o seu a seu dono! E um grande viva à Sant'Início!!!

PS - Se algum deles passar por cá, humildemente peço... VAMOS NÃO FALAR DO PECADO, boa??? É a semana que me custa mais... ainda por cima já estava tão confortável no Princípio e Fundamento... boicote, boicote, boicote!

3:45 pm WET  
Blogger Mike said...

Hoje, claramente, caminho a passos largos...

5:15 pm WET  

Post a Comment

<< Home